A Farpa
 
Actividades do Fórum
   
No fórum os nossos utentes podem usufruir de um vasto leque de actividades, dos quais poderemos destacar:
   
Actividade de motricidade:  

Os utentes do Fórum beneficiam da parceria com a Viver Santarém para a utilização das piscinas municipais e de um monitor. Esta continua a ser uma mais-valia para todos, já que se trata de uma das modalidades mais completas. As aulas têm um carácter recreativo com ensino de algumas técnicas importantes na natação, incidido no batimento das pernas e na respiração.

   
  Actividades de expressão plástica:
Este atelier, que inclui o recurso a diferentes técnicas e materiais, vem mantendo os seus objectivos de estimulação da criatividade, desenvolvimento de competências emocionais e o treino de capacidades psicomotoras potencialmente em risco. Os trabalhos resultantes desta aprendizagem tão diversificada espelham a evolução de cada utente nas áreas acima mencionadas, permitindo o aumento do grau de dificuldade e complexidade das técnicas utilizadas e, assim, o correspondente aumento do nível de exigência, numa preparação mais completa dos utentes para a execução de tarefas.
   
Actividades de Socialização:  
Visam aplicar o treino de competências sociais realizado ao longo de todo o ano, com vivências tão distintas como as idas ao supermercado para as compras semanais, os passeios na cidade e visitas aos locais de interesse histórico ou cultural da cidade, até passeios e visitas de carácter cultural a outras cidades e a colaboração com as diversas iniciativas que o Fórum e a Associação promovem junto da comunidade, bem como a abertura do espaço do Fórum às famílias, amigos e comunidade. São já algumas as datas que o Fórum assinala convidando todos a visitarem e conviverem dentro deste espaço, tentando a cada uma fazer diluir fronteiras e combater o estigma face a esta patologia. Os nossos utentes assumem cada vez mais um papel de destaque no planeamento destas actividades, sugerindo locais de interesse, afixando o programa cultural da cidade todos os meses, destacando eventos e organizando-se mesmo para além do horário de funcionamento do Fórum.
   
     
Actividades pedagógicas:   Actividades da vida diária:

Estas actividades assumem cada vez mais um papel preponderante pelos objectivos a que se propõem, nomeadamente a contínua estimulação da área cognitiva – tantas vezes penalizada pelo curso da doença -, com recurso à escrita, ao cálculo mental, treino da memória e criatividade. A isto associa-se ainda a sua importante adaptação à vida diária de cada um e respectivas necessidades. Pretende manter e aumentar conhecimentos claros e cultura geral.

 

As atividades de vida diária inserem-se no treino de competências sociais. Pretende fomentar a autonomia e a responsabilidade de cada um, potenciando as suas capacidades na gestão da vida doméstica - desde a alimentação à higiene pessoal e da casa, gestão de compras e do dinheiro, gestão de tarefas, ocupação de tempos livres - ao reconhecimento dos recursos da comunidade ao seu dispôr (ex: marcação de consultas, preenchimento de documentos, utilização de serviços)

     
Horta Pedagógica:    

O cuidado com a conservação do espaço, quer interior, quer exterior do local de funcionamento do Fórum, continua a ser uma preocupação de todos e uma tarefa desempenhada também por todos. Manter os espaços limpos, arrumados e bem cuidados apela ainda ao espírito de entreajuda e de responsabilidade pelo bem comum.
A pequena horta, que a cada ano vai vendo aumentado o seu espaço e a variedade de produtos produzidos, permite já que os utentes partilhem com as suas famílias alguns desses produtos e que outra parte seja para consumo interno. A possibilidade de usufruir do belíssimo espaço exterior e dele colher alimentos, alia-se ao convívio descontraído que proporciona bem como, uma vez mais, a responsabilidade implicada na sua manutenção.

 

     
Expressão Musical:   Informática:

Num protocolo com o Conservatório de Música de Santarém, os nossos utentes beneficiam de aulas de formação musical no espaço físico do conservatório, à semelhança de todos os outros alunos.

Inglês:

Na procura constante de diversificar as atividades disponíveis, as aulas de ingês respondem a umas das sugestões apresentadas pelos utentes.

 

Foi uma das primeiras atividades a serem fomentadas pela importância que as novas tecnologias assumem nos nossos dias e pela curiosidade que despertam em todos. Saber utilizar equipamentos e software, bem como, aceder à internet, são aprendizagens deste espaço. O recurso a jogos de estimulação cognitiva permitem também o treino da coordenação óculo-manual associando-se a momentos lúdicos.

     
Desporto:    

Numa parceria com a Viver Santarém a que se associou uma professora voluntária, os nossos utentes podem usufruir das instalações e equipamento do complexo desportivo. A prática de exercício físico associado aos diferentes desportos que podem experimentar, tornam esta atividade muito participada e diversificada.

 

 

Página inicial
Com o apoio de:
ISLA Santarém